Sobre o grupo de pesquisa

O Cinema e o Sagrado: Religião, Cultura e Sociedade

1. Proposta e fundamentação

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O projeto pretende elaborar estudos e pesquisas sobre as relações do cinema com o campo religioso, especialmente com a Igreja Católica no Brasil: instituições, formação, cursos, cineclubes, prêmios, publicações, estudos de obras cinematográficas que abordam o sagrado, o religioso e o espiritual.

A pesquisa sobre o campo religioso e o cinema está ressurgindo e vem despertando o interesse dos estudos acadêmicos, não apenas no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui, em várias universidades formaram-se grupos de pesquisa e núcleos de estudos que realizam e participam de congressos, encontros e seminários. Na SOCINE e na COMPÓS já é constante a presença do tema em mesas constituídas e comunicações individuais. A questão religiosa e o cinema, de
fato, estão no âmbito da pesquisa acadêmica no Brasil.

No que diz respeito aos estudos internacionais, são muitas e antigas as iniciativas no desenvolvimento dos estudos no campo de interseção do cinema com aspectos religiosos. Uma das reflexões mais notáveis sobre o personagem religioso no cinema é, sem dúvida, o denso ensaio de André Bazin em seu Qu’est ce que le Cinema?, editado em quatro volumes de 1959 a1961, e agora em uma versão completa em português (BAZIN: 2014). Vale ainda citar os estudos clássicos de Amédée Ayfre, Dieu au Cinema: problemes esthetiques du film religieux (AYFRE: 1953); René Ludmann, Cinema, Fé e Moral (LUDMANN: 1959), só para registrar alguns títulos da década de 50, em que o personagem do padre está presente. Novos textos e pesquisas estão surgindo em diferentes países a partir de núcleos em universidades ou institutos de investigação. Um dos projetos mais amplos e de grande espectro é, sem dúvida, o que foi lançado em maio de 2014, em Milão, que pretende dar conta do tema com a pesquisa I cattolici e il cinema tra gli anni 40 e gli anni 70.

O mesmo vem ocorrendo no Brasil, com o crescente interesse pela pesquisa acadêmica voltada para as relações da religião com o cinema em suas diferentes possibilidades. Esta história porem não é nova. Podemos localizar pelo menos quatro centros em que o interesse da Igreja Católica e de algumas instituições suas se voltaram para o cinema nas décadas de 1940,1950 e 1960. No Rio de Janeiro, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) criou um centro de formação para o cinema que se tornou referencia em todo o país. Em São Paulo, o jesuíta padre Lopes organizou no Colégio São Luiz um curso superior de cinema onde estudaram, entre outros, Luis Sérgio Person e Carlos Reichenbach. Outro jesuíta, padre Massote, faz o mesmo, criando na PUC de Belo Horizonte um curso superior de cinema em 1962. Em Porto Alegre, Humberto Didonet faz do cineclube Pró Deo um centro de educação cinematográfica. Ao longo dessas três décadas, registros de atividades cinematográficas estão presentes em diferentes regiões do Brasil. Trata-se de um campo ainda em processo de legitimação, mas com uma história teórico-metodológica bastante consistente.


2. Justificativa

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O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio vem dando espaço para e reflexão que envolve o cinema e aspectos da vida religiosa em nossa sociedade. As dissertações de Daniel Nunes Guimarães Paes, Olhar Ativo: a Central Católica do Rio de Janeiro, de 2010 e de Ney Costa Santos, Um Olhar ao Outro: O Sagrado no cinema de Roberto Rossellini, de 2009, já são resultado concreto de uma abordagem desse campo em nossa pós-graduação. Em continuidade a esse processo
de trabalho, criou-se, ainda, de modo informal, mas com inúmeras reuniões de trabalho, um grupo de pesquisa que se intitulou Sagrado Cinema e que integra este projeto de trabalho.

Outra importante iniciativa está associada a este projeto são as doações feitas por Hilda Azevedo Soares e Miguel Pereira para este fim. Há ainda uma boa perspectiva de que outros documentos de instituições e pessoas físicas possam enriquecer o acervo que já está disponível aos pesquisadores. Também estão disponíveis para consulta os acervos da jornalista Lena Frias e do cineasta Pedro Camargo, com títulos nas áreas de Cinema e Cultura Brasileira.

Temos assim algumas perspectivas que nos levam a crer que o espaço de pesquisa das relações entre o cinema e a Igreja Católica poderá ser bastante desenvolvido. Além disso, um dos eixos dessa relação tem origem no Rio de Janeiro e alguns atores fundamentais desse processo ainda vivem na cidade e poderão ser entrevistados. Outra parte essencial deste projeto é a análise de filmes que abordam essa questão.


3. Aspectos metodológicos

Revisão bibliográfica para estabelecer as bases teórico-metodológicas das pesquisas que serão elaboradas a partir deste eixo temático amplo: O Cinema e o Sagrado: Religião, Cultura e Sociedade.

Mapeamento detalhado das instituições e documentos que constituíram, ao longo da história, a base das relações entre o cinema e o sagrado.

Eleger metodologias tradicionais e contemporâneas que possam produzir análises consistentes de filme e formações institucionais da Igreja Católica.

Realizar entrevistas com agentes desse processo.

Buscar novos arquivos e documentos.